segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A ideia do Transcendente

                                                                                                                
              As religiões surgem em diferentes regiões geográficas, inspiradas pelas histórias vividas pelos povos, pela arte, pela política, pelo pensamento filosófico de uma determinada época, e por tantas outras influências. Sendo assim, cada uma delas tem expressão própria identidade.

            O Transcendente, o Ser Supremo, é também concebido com características peculiares. Muitas vezes ele é concebido como  feminino, sendo reconhecido como uma Deusa, como Divina Mãe, como Deusa primordial, etc. Outras vezes sua face é masculina, sendo concebido então como: o Deus dos judeus, dos cristãos, dos muçulmanos, etc.

             Mas, mesmo nestas culturas o Transcendente pode ser reconhecido como tendo aspectos do feminino e do masculino. As divindades Hinduístas possuem esposas que lhes complementam, as religiões de afro-descendentes possuem Orixás femininos, como Iemanjá, por exemplo. Mesmo para alguns teólogos  cristãos, Deus é Pai e Mãe.

            Este Transcendente sempre nos dá a indicação da necessidade principal de seu povo. Para os judeus que viviam como escravos, Deus é o Senhor dos exércitos que elegeu este povo como escolhido, podendo deste modo livrá-lo da escravidão. Para os cristãos Deus se manifesta por meio de Jesus Cristo como Amor Absoluto, ajudando-os a conviver em meio à diferença; para os povos de floresta, o Transcendente aparece como força da natureza.

            As religiões se utilizam de símbolos para representar as diferentes idéias de Transcendente. Uma cruz faz com que todo o cristão se lembre de seu Deus e de Jesus, uma estátua de Buda, pode lembrar aos budistas sobre os ensinamentos de seu guia espiritual, uma determinada cor usada na roupa pode lembrar a proteção de determinado Orixá para um candomblecista, e assim por diante.

Não são apenas os idiomas que diferem, ou a cor da pele, é também a forma de cultuar, de nominar, de simbolizar a representação do Transcendente.

            As Tradições Religiosas utilizam-se também de festas. Elas têm o objetivo de transmitir os ensinamentos de maneira formal ou até mesmo lúdica, isto é, através de ritos que envolvem brincadeiras, cânticos, danças, comidas, etc., despertando assim, através de experiências inspiradoras, a consciência e a fé dos seguidores.

Emerli Schlögl

6 comentários:

  1. oi eu achei muito interesante isto daqui beijos ass josi 4454

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi!
      Fico feliz que tenha gostado do blog! Espero que lhe seja útil! Beijão!

      Excluir
  2. Muito bom, me ajudará nas minhas aulas de Ensino Religioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shanderllan!
      Que bom que gostou do blog! Sempre que posso, procuro publicar informações novas para colaborar com os professores de ER. Grande abraço!

      Excluir
  3. estou estudando sobre este texto e este site me ajudou muito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manú!

      Fico muito feliz em ter colaborado com seus estudos! Um grande beijo!

      Excluir

Deixe aqui suas sugestões ou comentários!